top of page
Para este projeto nos foi solicitado que retirássemos a dependência de serviço do apartamento, integrando-a à área social, e deslocando o acesso do banheiro para a sala. Verificamos a estrutura existente, e constatamos que poderíamos demolir todas as paredes do setor, com exceção das alvenarias que conformam um shaft de tubulações. Como não seria possível alterar o ponto da bacia sanitária, a mantivemos no mesmo local, apenas girando-a 90º, e delimitando o novo banheiro a partir desses dois pontos fixos. Utilizamos então o espaço entre o shaft e o perímetro do banheiro como elemento de design, destacando-o como ponto focal a partir da vista de entrada do apartamento através de uma faixa cinza de pintura que integra o plano da parede ao volume do teto.
Buscando ampliar a área útil do apartamento, demolimos também as alvenarias de divisa entre a área social e a área íntima. Unimos assim, a cozinha à sala de estar, nos permitindo adicionar uma península com cooktop e forno voltados para a mesa de jantar, e que tem como pano de fundo um amplo armário em marcenaria, destacado por uma iluminação linear em perfil de LED embutido.
FICHA TÉCNICA
Área do total:
PROJETO
Arquitetura:
Projeto de interiores:
Equipe de Projeto:
Projeto luminotécnico:
Status:
Ano de projeto:
Ano de conclusão:
60m²
OCCA+
OCCA+
Gustavo Engel
Guilherme Erthal
Flávio Rufino
CONCLUÍDO
2020
2021
Refizemos a divisão dos cômodos a partir de dois armários em marcenaria, que se destacam sob a linha da viga, gerando volumes que nos permitiram organizar a iluminação do espaço de maneira indireta. O volume maior foi dimensionado de forma a se estender até a projeção do antigo banheiro social, transformando o quarto numa suíte, e aumentando a área de armazenagem do ambiente. Este volume também funciona como painel para a sala de jantar. O volume de menor dimensão conforma, pelo lado da sala de estar, um painel para a TV, e uma estante para alocar eletrodomésticos e decoração. Pelo lado oposto, o volume delimita o armário do quarto de visitas/escritório.
Como ambos trabalham em regime de home office, organizamos as áreas íntimas de maneira que ambos pudessem alternar entre as funções de trabalho e de lazer de maneira confortável. Para isso, projetamos duas escrivaninhas gêmeas em marcenaria, que possuem um compartimento pivotante que pode esconder o laptop e demais itens de trabalho após o final do expediente.
bottom of page